Sobre o projeto...

Viagem de assistência a cristãos na Nigéria 

Meu nome é Marcos Reis, tenho 24 anos, sou cristão, membro da Aliança Bíblica de Caxias do Sul[1] (ABCXS) desde criança, integro a equipe do ministério de missões dessa igreja a cerca de um ano, sou voluntário dos acampamentos Acamp-Serra[2] há oito anos, membro da assembléia do Janz Team Brasil[3] há pouco menos de um ano e tenho atuado como voluntário do Underground[4] (ministério jovem da Missão Portas Abertas[5]) há cerca de meio ano, desempenhando o papel de coordenador de voluntários do Underground no RS nos últimos meses. Sou graduado em Quiropraxia[6] há 1 ano e meio pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo - RS) e exerço a profissão em Caxias do Sul, onde resido. Atualmente curso pós-graduação em Saúde do Trabalhador, também na Universidade Feevale.

Olá,

Recebi um convite da Missão Portas Abertas para integrar uma equipe que fará uma viagem de assistência aos cristãos da Nigéria. Essa viagem acontecerá de 18 de setembro a 02 de outubro (15 dias) e tem como objetivo trabalhar com crianças e jovens entre 5 e 25 anos.

Nessa viagem poderei ser útil dentro da equipe nas áreas de música, de atividades e jogos em grupo aprendidas nos anos de trabalho em temporadas de acampamentos no Acamp-Serra, com o compartilhar da minha fé e com o incentivo e a importância que tem para o povo local a visita de cristãos estrangeiros. Além disso, eventualmente poderei contribuir também com minha formação em saúde.

O custo total desta viagem é de R$ 4.700, valor que cobre as despesas com alimentação, estadia, passagens e taxas. Pretendo levantar esse montante com ofertas de pessoas, grupos e instituições interessadas em contribuir nessa missão.

Minha participação nesse projeto conta, até o momento, com o apoio do presbitério da igreja na qual congrego, o apoio de minha família e o apoio da missão Janz Team Brasil. Assim sendo, gostaria de saber se há o interesse de sua igreja ou organização em também participar, contribuindo financeiramente com uma oferta a esse projeto.

Coloco-me à disposição para ir até sua igreja / instituição para apresentar o ministério Underground e o projeto da viagem, em data a ser combinada. Posteriormente à viagem pretendo visitar as igrejas / instituições que me apoiaram, em data oportuna e conforme seu interesse, a fim de agradecer, compartilhar a experiência e dar testemunho do que aconteceu durante esses dias na Nigéria.

Porque essa viagem é importante?*

A Nigéria localiza-se na costa oeste da África, é o país mais populoso do continente, o oitavo mais populoso do mundo, e sua população cresce rapidamente. Ocupa a 27ª posição na Classificação de Países por Perseguição5.

Apesar da alta taxa de mortalidade infantil (a 13ª mais alta do mundo), mais de 40% dos nigerianos têm menos de 15 anos de idade. Isso porque a expectativa de vida na Nigéria é de apenas 47 anos.

A Nigéria continua experimentando a tensão étnica e religiosa existente há muito tempo. Embora as últimas eleições presidenciais (em 2003 e 2007) tenham sido marcadas pela irregularidade e pela violência, o país experimenta atualmente o mais longo período de paz desde a independência. Mas ainda há tensões locais, menos generalizadas. Em novembro de 2008, aproximadamente 400 pessoas morreram durante conflitos entre muçulmanos e cristãos na cidade de Jos, logo após as eleições locais.
Em fevereiro de 2009, na cidade de Bauchi, próximo a Jos, novos conflitos religiosos causaram a morte de mais 11 pessoas. Igrejas e mesquitas foram destruídas. O governo do Estado disse que a crise tinha motivações políticas.

A corrupção impede que os lucros econômicos sejam repassados à população. Assim, 70% da população vive abaixo da linha de pobreza.

Quando o cristianismo chegou, no século XX, o islamismo já estava bem estabelecido, com governos islâmicos organizados. O cristianismo foi visto como uma grande ameaça que deveria ser combatida. Isso resultou na perseguição à Igreja. A Igreja tem crescido em diversas denominações: anglicana, batista e grupos pentecostais. Os líderes cristãos no norte do país sofrem grande pressão econômica e política.

Motivos de oração pela Nigéria*:

1. A Igreja nigeriana tem avançado rapidamente. Ore para que o norte do país seja penetrado pelas novas iniciativas evangelísticas.

2. A Igreja ainda não conseguiu impactar significativamente os grandes grupos étnicos, como os hauçás e os fulanis. Ore para que evangelistas cristãos dediquem suas vidas a divulgar o evangelho e utilizem métodos novos e eficazes para alcançar esses grupos, que hoje correspondem a populações demograficamente importantes da África.

3. Missionários na região norte sofrem com a constante perseguição. É extremamente perigoso evangelizar no norte da Nigéria e muitos cristãos têm sido assassinados, pois a região é dominada pelo islamismo. Ore a Deus pedindo ousadia e coragem aos missionários que trabalham na região e interceda também por sua segurança pessoal.

4. A Igreja tem potencial para se tornar uma base de envio de missionários estrategicamente importante. A economia e a grande população nigeriana fazem do país um importante centro de envio de missionários para o resto do continente africano. Os cristãos nigerianos atuam como evangelistas em toda a África, particularmente ao norte do continente. Ore para que as igrejas nigerianas continuem a investir no envio de missionários para todos os países africanos.

5. A Igreja conta com algum interesse do exterior, mas não tanto quanto precisa receber. Ore para que os cristãos de todo o mundo encontrem formas novas e eficazes de cooperar com a Igreja nigeriana a fim de ver o país, o continente e todo o mundo permeado com o evangelho de Cristo.

* Extraído de www.portasabertas.org.br, onde se podem encontrar mais informações a respeito deste e outros países onde existe perseguição aos cristãos.
**Neste link você pode fazer o download de um vídeo que fala da situação dos cristãos na Nigéria: http://is.gd/cKTIe